top of page

[RESENHA]Maze Runner: Correr ou Morrer


Título: Correr ou Morrer Título original: The Maze Runner Autor: James Dashner Ano: 2010 Páginas: 426 Editora: V&R Editoras

Um dia, Thomas, um garoto como qualquer outro, acorda dentro de um elevador, apenas com a lembrança de seu nome. Logo após a abertura das portas, Thomas se vê cercado por garotos, que o acolhem e mostram para Thomas a Clareira, um lugar completamente cercado por muros, que todos chamam de Labirinto. Thomas não sabe como foi parar naquele local e nem quem o colocou ali, assim como todos os outros. Sabe-se apenas que todos os dias os muros se movem e se fecham, e todo mês um novo garoto chega ao elevador, até que a rotina deles é alterada com a chegada de uma garota. O que será que isso quer dizer? Por que ela carrega na mão, um bilhete dizendo: Tudo vai mudar?

Vai falar que essa sinopse não desperta a curiosidade em qualquer um? Além do mais, a capa é muito chamativa e um tanto quanto amedrontadora, o que me deixou ainda mais curioso para saber o conteúdo. E pra ajudar ainda temos as palavras “LEMBRE, CORRA, SOBREVIVA” gravadas na parte traseira do livro.

Comecei a ler este livro sem saber o que esperar, e de início não há nada tão significativo ou que engate a leitura. Embora o livro seja narrado em terceira pessoa, o leitor fica totalmente confuso assim como o protagonista nas primeiras páginas, até que mais informações sobre a clareira, o labirinto e os personagens começam a facilitar a compreensão do que está acontecendo. Pra ajudar um pouco mais na confusão, os personagens utilizam gírias próprias do universo criado no livro. Palavras e expressões como Cara de Mertila, Trolho e Plong são constantemente utilizadas nos diálogos. No começo isso gera certo estranhamento, mas pode ficar tranqüilo que você logo se acostuma e no fim do livro já estará até chamando seus amigos e parentes de Trolhos e Plongs.

Passadas as primeiras cinquenta páginas a leitura finalmente engata e começam a ser revelados os segredos e mistérios da história. Lembre-se bem dessa palavra: mistério. Esta é a principal qualidade de Maze Runner e a história mostra-se praticamente imprevisível para qualquer espertinho que se atreva a criar teorias ao logo da leitura. Sempre que você começa a imaginar ou achar que está entendendo o que é a clareira e o labirinto, uma reviravolta joga tudo pro alto e mostra que você estava errado. Como se isso já não bastasse, quase todos os capítulos possuem um gancho em seu fim, o que vai fazer com que você fique tão preso na história que não vai querer parar de ler até virar a última página.

O autor James Dashner também não poupa realismo e sofrimento. Os personagens, mesmo sendo jovens adolescentes, precisam lidar com situações devastadoras, incluindo desavenças, traições e mortes. A dor, o sofrimento e a confusão vividos pelo protagonista costumam atormentar também ao leitor, que se apega ao personagem e sempre torce para que as coisas dêem certo. Além disso, as cenas de ação protagonizadas por Thomas são tão agonizantes e de tirar o fôlego que vão te deixar inquieto durante a leitura. As criaturas que assombram o labirinto, chamadas Verdugos, são realmente impiedosas e quase invencíveis, fazendo com que sua presença nas páginas converta-se sempre em períodos de suspense, medo e aflição.

Se havia uma personagem que merecia um pouco mais de espaço em páginas, esta personagem é Teresa. Quando li a sinopse, logo imaginei que a tal garota enviada à clareira teria um papel crucial na história, o que de fato ela tem. No entanto, sua presença demora pra ser importante no livro e a sua relação com Thomas e os demais clareanos poderia ser mais bem explorada. Já os outros dois personagens mais importantes, Newt e Minho, são bastante carismáticos e com certeza estarão entre os favoritos dos leitores.

Portanto, se você gosta de uma boa história de ação e mistério, Maze Runner é a escolha certa para você! Mas que fique claro, o romance aqui não tem vez! De certa forma isso acaba abrindo mais espaço para o suspense, a ficção, a ação, fazendo com que esta história infanto-juvenil seja um apavorante thriller de tirar o fôlego e que fará com que você implore para ler sequências e saber como tudo acaba.


Destaque
Siga
  • Facebook B&W
bottom of page